Este mês de Setembro completou 3 anos que eu iniciei no mundo Salesforce, continua sendo uma jornada de muita aprendizagem, como tudo em tecnologia as novidades nunca cessam, um marco importante para aqueles que trabalham com o ambiente Marketing Cloud são as certificações. Elas são a cereja no bolo e podem servir para guiar o aprendizado. A primeira delas é a de Email Specialist, e neste espirito decidi compartilhar através deste canal minhas anotações e fichamentos de estudos. Importante lembrar que este é um fichamento com os meus entendimentos e reflexões para a prova que realizei em 2021, pode ajudar mas não se limite a ele, no final do artigo há todos os links que utilizei de base, espero que ajude.

Básico de email studio

O Email Studio tem seis ferramentas principais (também chamadas de guias) e, como profissional de marketing digital, você vai se familiarizar com todas elas sem sombra de dúvida.
- Conteúdo: crie e compartilhe conteúdo, como emails, usando o Content Builder.
- Assinantes: administre os dados dos seus assinantes, o que inclui a criação de extensões de dados enviáveis.
- Interações: inicie um envio com acionador.
- Testes A/B: use os testes A/B para descobrir quais conteúdos ou parâmetros (emails, linhas de assunto, blocos de conteúdo, datas/horas de envio, nomes de remetentes, pré-cabeçalhos) são mais eficazes entre seu público.
- Rastreamento: confira diversos detalhes relacionados aos seus envios, incluindo se um envio aconteceu de fato ou não.
- Administrador (apenas para administradores): gerencie as informações da conta, as configurações de segurança, o endereço para correspondência física mostrado no rodapé do email e muito mais.
CAN-SPAM
Requisitos:
- Identificar com precisão o remetente nas informações do cabeçalho.
- Usar uma linha de assunto que represente com precisão o conteúdo do email.
- Identificar a mensagem como um anúncio, a menos que você tenha o consentimento expresso (opt-in) do assinante.
- Incluir seu endereço de correspondência física.
- Fornecer um mecanismo de opt-out. Você não pode exigir que um assinante acesse ou faça login em mais do que uma única página para cancelar sua assinatura.
- Honrar as solicitações de opt-out de forma imediata. Você deve processar uma solicitação de cancelamento de assinatura no prazo máximo de dez dias, e seu mecanismo de cancelamento de assinatura deve estar operacional por pelo menos 30 dias após o envio.
Estratégias de Email Marketing

- Assunto do e-mail
- Curto e cordial, 50 caracteres no máximo
- Chamativo, atrair a tenção do leitor
- Realizar teste A/B
- Chamadas de ação (CTA – Call to action)
- Uteis para tornar o e-mail dinâmico e personalizável
Nem todos os CTAs são criados iguais – aqui vão ótimos CTAs:
- Urgente: Use CTAs que criem a necessidade de ação urgente.
- Breve: Anuncie a CTA brevemente, sem mais de cinco palavras.
- Orientado para a ação: Inicie seu CTA com um verbo (baixe, registre, compre, salve).
- Claro e previsível: Seja claro e coloque um link para um lugar que não surpreenda os assinantes.
- Limitado e visível: Concentre a atenção dos assinantes em um ou dois CTAs proeminentes.
AUMENTAR CAPACIDADE DE ENTREGA

- Usar nome real no campo “De” (From) e o nome da empresa da linha de assunto.
- Remoção de emails antigos e inativos.
- Manter a frequência prometida, nem a mais e nem a menos.
Conquistar novos assinantes
Maneiras para aumentar o público
- Inscrições no site: programa de fidelidade online e solicitação de email para fazer o registro.
- Inscrições em dispositivos móveis: Anúncios em jogos, opção de ativar emails quando acessarem o app.
- Adesão única vs dupla: confirmação de adesão
- Redes sociais: promover seu produto através de mídias sociais que exigem e-mail como forma de acesso.
- Promoção na loja: solicitar no checkout em troca de benefícios e comunicados.
Envolver assinantes
Melhores práticas para interagir com os assinantes.
- oferecer incentivos: apresentar bons motivos para se engajarem.
- investir em uma jornada de boas vindas personalizada.
- planejar o conteúdo com cuidado, prestando atenção na frequências.
- todos os emails devem ser personalizados.
Estratégias de Automação

- Impulsionar as estratégias de marketing com e-mails personalizados, escalando a forma da marca conhecer seus clientes.
- Aumenta a produtividade com automações programadas. Faça jornadas sazonais em datas importantes para o segmento.
- Criar modelos de e-mails com email studio, podendo personalizá-lo posteriormente, isso aumenta a produtividade.
- Através da taxa de abertura e dado de conversão das campanhas anteriores é possível determinar o melhor dia e hora para enviar um email.
- Impactar clientes com automações acionadas, possíveis campanhas:
- boas vindas ou integração (novos clientes e compradores);
- notificações de consulta ou compra de produtos;
- jornadas de renovação;
- carrinho abandonado ou navegação;
- Assinantes não engajados, pessoas que não interagem a mais de 90 dias devem ser impactadas por outros canais para não prejudicar a entrega de emails.
- Upselling, enviar anúncios sobre produtos/serviços complementares para clientes atuais.
Tornar os dispositivos móveis parte parte da estratégia de mensagem.
- utilize notificações por push, usando as mesmas diretrizes básicas de frequência que são utilizadas no email. Com push é possível utilizar dados de navegação.
- Utilize SMS devem ser utilizadas com cautela, indicada para mensagens mais urgentes ou pessoais.
Administração de marketing distribuído
O marketing distribuído permite que os usuários de negócios façam o que fazem de melhor, focar na construção de relacionamentos com seus clientes.
Beneficios do marketing distribuido:
- Manter consistência e conformidade da marca
- Adicionar clientes facilmente a jornadas.
- Personalizar mensagens de forma rápida e intuitiva.
- Deixar usuários de negócios se concentrarem no relacionamento com cliente.
Revisão por área da prova

1.Content Creation and Email Delivery

Tipos de e-mails que podem ser criados:
- Baseado em modelo: Escolha essa opção se você já tem um modelo que está utilizando para esse email.
- Colar HTML: Escolha essa opção para inserir ou colar código HTML em um email no editor.
- Somente texto: Escolha essa opção se quiser criar um email que será exibido somente como texto na caixa de entrada dos seus assinantes, independentemente de suas preferências de exibição.
Os dados de abertura de emails somente de texto nunca são informados.
Use qualquer dessas opções para criar ou modificar emails com conteúdo semelhante:
- Crie um email a partir de um modelo.
- Crie a partir de email existente.
- Duplique o email e em seguida renomeie-o.
É possível fazer um envio de teste de emails com base em várias opções de personalização de conteúdo:
- Assinante individual selecionado na Visualização de assinante.
- Todo o público de assinantes na Visualização de assinante.
- Extensão de dados de teste de destinatário.
Criar conteúdo modular reutilizável:
4 elementos de uma regra de conteúdo dinâmico:
- atributo: perfil base para determinar quais assinantes receberão o conteúdo.
- valor: valor de atributo utilizado para os assinantes que receberão o conteúdo.
- operador: relação entre atributo e valor
- conteúdo: conteúdo a ser exibido.
É possível fazer referência a snippets de código com as funções ContentBlockByKey e ContentBlockByID do script AMP.
Email iniciado pelo usuário: Utilizado para emails que serão reutilizados de forma continua.
Envio guiado: Envio clássico de email.
2.Subscriber Data and Management
- Grupos filtradossão segmentos de listas. Para criar um grupo filtrado, você filtra atributos de perfil, atributos de preferência, filtros e medidas. Para atualizar o grupo, você pode usar uma atividade de atualização de grupo ou atualizar o grupo manualmente. Assinantes que fazem opt-out dos envios de um grupo são retidos no grupo atualizado como assinatura cancelada, mesmo que não correspondam mais às regras do grupo.
- Grupos aleatóriossão segmentos de listas ou de grupos filtrados ou outros grupos aleatórios. Você cria um grupo aleatório dividindo uma lista de assinantes ou grupo filtrado. Somente 12 grupos aleatórios podem ser criados a partir de uma lista ou grupo filtrado.
Lista: compilação de assinantes que recebem comunicações. DE:tabela do banco de dados que contem informações e armazena dados relacionais.
Usar lista quando:
Quando os assinantes não passarem de 500k.
Mais simples menos desempenho
Não precisa de importação rápida.
Numero limitado de atributos de assinantes.
Usar Data Extensions quando:
Armazenar mais de 500k.
Suporte a vários conjuntos de dados.
Velocidade de importação
Implementa envia acionados.
Uso de API
Modelo de assinatura flexível.
Listas de publicação:
Ajuda a gerenciar as comunicações enviadas aos clientes.
Quando usar:
Filtrar públicos
Colocar em prática o CAN-SPAN
Segmentar comunicações especificas como envios de cupons e etc.
Importação de dados
Durante a importação de dados prestar atenção na classificação do tipo de de dados.
O arquivo que será importado deve ser delimitado por vírgulas, tabulações ou outro.
Delimitadores:
Vírgula – se você escolher Vírgula, o valor inserido no campo Nome do arquivo deve ter uma extensão .CSV.
Tab – se você escolher Tab, o valor inserido no campo Nome do arquivo deve ter uma extensão .TXT.
Outro – se você escolher Outro, deverá inserir um delimitador de 1 caractere no campo Outro delimitador.
CRIAÇÃO DE FILTROS
É possível segmentar uma lista de assinantes ou uma DE.
Para uma lista usar os atributos de:
Perfil
Preferência
Measures
Para uma DE utilizar:
Atributo
Operador
Valor
EXEMPLO Você pode criar uma condição em que:
Com o atributo de perfil: IDADE
Com o operador: É MAIOR QUE
Com o valor: 17
3.Email Message Design

Práticas de Design:
- incluir frase de chamariz no CTA.
- utilizar design mobile driven
As perguntas do exame sobre o teste A / B são relativamente diretas.
- Por exemplo, se você estiver realizando um teste A / B em aberturas, estará testando a linha de assunto e o texto do pré-cabeçalho. Suponha que sua lista que você está enviando tenha um total de 20.000 assinantes. O teste A / B testará 10% aleatórios por condição e aplicará o vencedor ao resto da lista. Se você tiver mais de 50.000 assinantes, é recomendável testar 5% por condição. Além disso, se você tiver um público pequeno de 500 pessoas, seus resultados provavelmente não serão estatisticamente significativos.
- Teste AB no email studio Em caso de empate quem ganha é o A.
O processo de aprovação do Content Builder requer diferentes funções configuradas como uma equipe: Criador , Revisor e Aprovador . Existem dois processos diferentes: um processo padrão (com 5 status) e um processo de duas etapas (que na verdade possui 4 status).
Processo padrão
- Envio pendente
- Enviado
- Revisado
- Reenvio pendente
- Aprovado
Processo de duas etapas
- Envio pendente
- Aprovação pendente
- Reenvio pendente – Aprovado
Todos os e-mails do Content Builder existentes na conta são aprovados automaticamente quando você ativa as aprovações.
4.Marketing Automation

- Import activity:Usar um arquivo externo para atualizar uma lista ou DE.Se for um arquivo criptografado ou compactado deve utilizar a File Transfer Activity para preparar o arquivo antes da importação.File Transfer:Descompactar ou descriptografar um arquivo localizado no diretório de FTP aprimorado do ExactTarget do Marketing Cloud.Com a atividade de transferência de arquivo, você poderá transferir com segurança arquivos do local seguro de transferência de arquivo do Marketing Cloud, o Safehouse, para um local de FTP selecionado.
- Data Extract:Criar um arquivo para usar fora da SFMC, pode extrair DE e arquivos de diversos formatos.Ao usar a atividade de extração de dados em uma automação, inclua a atividade de transferência de arquivos em uma etapa separada. Esta ação evita que a atividade de transferência de arquivos procure o arquivo de extração de dados antes que a extração de dados seja concluída.
- Email acttivityPermite a configuração e disparo de email a partir do automation studio.Não é possível fazer disparo com publico de teste.
5.Tracking and Reporting

CONFIGURAÇÃO
Escolher nome
O tipo de teste pode ser:
subject lines
emails
content areas
from name
send date time
pre-headers
Recipientes
LIsta de destino
lista de supressão
lista de exclusão
Escolher a porcentagem para teste. Parâmetro de vencedor: maior abertura única ou maior taxa de clique (CTR)
Diferentes métricas disponíveis para campanhas de e-mail e o que cada uma significa.
Send – total de emails enviados
Open – total de emails abertos
clicks – total de clicks no email.
click rate ou Click-through rate – porcentagem de clicks recebidos dividido por numero de envios.
Delivered – total de emails entregues
6.Best Practices

- Começando com a linha de assunto, você precisará de algo atraente o suficiente para que o público abra o e-mail (para taxas de abertura maiores). Deve ser informativo e oferecer algo de valor e o contexto do e-mail deve corresponder à linha de assunto.
- O texto do pré-cabeçalho é importante para chamar a atenção do usuário final e usado para tentar melhorar as taxas de abertura. O nome do remetente e o endereço de e-mail do remetente devem corresponder à sua marca e empresa e ao tipo de mensagem que está sendo enviada.
- Relacionado ao CAN-SPAM, um e-mail deve ter um link para a Política de Privacidade, um link para cancelar a assinatura e um endereço físico para correspondência.
- Para entrega de e-mail é preciso: Aquecimento de IP, disparo para clientes engajados usando uma lista limpa em que todos deram opt-in. segmentar envio que seja relevante para o público.
Na prova:
- Escolha sempre a resposta onde a lista é obtida através do meio em que os assinantes se inscrevem e consentem em receber emails.
Aprofunde seu conhecimento:

https://help.salesforce.com/articleView?id=sf.mc_es_email_studio.htm&type=5
https://help.salesforce.com/articleView?id=sf.mc_es_what_happens_when_you_click_send.htm&type=5
https://help.salesforce.com/articleView?id=sf.mc_es_email_deliverability_best_practices.htm&type=5
https://www.salesforce.com/products/marketing-cloud/best-practices/email-design-best-practices/
https://www.salesforce.com/products/marketing-cloud/resources/email-design-toolkit/
https://help.salesforce.com/articleView?id=sf.mc_es_admin.htm&type=5
