Certamente você já sentou no sofá da sua casa em um dia chuvoso e ficou horas pensando: 

Por que Javascript ?

O que ela pode fazer por mim ?

Por que a Mônica é chamada de baixinha se ela tem a mesma estatura do Cebolinha e do Cascão ?

Bom, Javascript pode ser muito útil para adicionar lógica ao seu website através da manipulação do HTML e CSS, tornando o site mais interativo. Portanto é importante se familiarizar com  essa linguagem para ser um bom desenvolvedor web e conseguir utilizar ferramentas como ReactJs, AngularJs e BackboneJs.


O AMBIENTE

Uma vantagem do Javascript para quem está aprendendo é que não precisa de muitas ferramentas para começar a treinar. É possível rodar o código e fazer testes direto no console do navegador.


Você também pode criar um arquivo HTML simples para testar os conceitos da linguagem.

HELLO WORLD !

Existe uma lenda que diz que há muito tempo atrás, antes do Fortran 77, um principiante em programação iniciou seus estudos sem dar as devidas boas vindas ao sistema. Isto fez com que todos os códigos futuros deste estudante apresentassem bugs.

Portanto vamos manter os ritos e iniciar o entendimento do Javascript com o famoso “Olá Mundo”.

Para dar as boas vindas à linguagem usamos o seguinte trecho de código:

document.write("Hello World!")

O código acima fará com que a frase Hello World apareça na página web no lugar do conteúdo anterior, não se preocupe, você não quebrou o site, tudo feito no console é temporário e durará até a próxima vez que você atualizar a página.


AS VARIÁVEIS

Sabemos que variáveis servem para armazenar dados e para recuperarmos esses dados em outro ponto do código precisamos invocá-los através do nome dado a essas variáveis. Para declarar variáveis no Javascript precisamos usar palavras chaves: var, let ou const; seguido do nome da variável. É importante entender a diferença entre estas 3 declarações, mas antes vamos entender o conceito de Hoisting (elevação).

Hoisting

Toda variável em Javascript é elevada (Hoisting) até o topo do seu escopo antes da execução do código. Isso torna possível o uso de uma variável antes dela ser declarada.

VAR

As variáveis declaradas com var  possuem escopo global, ela considera o valor da função em que foi criada, isso implica em alguns problemas, se utilizarmos a variável em escopos diferentes um valor irá sobrescrever o outro.

No exemplo acima Ferrari retornou em ambos os casos pois a variável criada dentro do if sobrescreve a variável da função, mesmo sendo de blocos de código diferentes. O problema disso é que muitas vezes queremos declarar uma variável em um determinado bloco com um objetivo específico.

LET

Para evitar este problema usamos o let, que leva em consideração o escopo de cada bloco de código.

Então no exemplo acima observamos que as variáveis retornaram os valores referentes ao seu escopo, Land Rover é o valor da função e Ferrari o valor do bloco if.

CONST

Este tipo de variável recebe um valor e ao longo do código ele não pode ser substituído, é uma variável constante. É importante inicializar uma variável const, pois seu valor não pode ser alterado.

A não inicialização da variável const vai gerar um erro do tipo Uncaught SyntaxError.

Uma variável const inicializada ficaria da seguinte forma:

FUNÇÕES

Em qualquer linguagem de programação as funções exercem o mesmo papel. Executar o mesmo trecho de código sem a necessidade de repetir o bloco. As funções armazenam um segmento de código, e quando for necessário usar esse trecho o programador executa a função.

Para começar uma função em javascript, escrevemos function seguido do nome da função, simples assim.

Para qualquer uma dessas funções funcionarem elas precisam de duas informações, representadas pelas variáveis “a” e “b”.  Estas informações são chamadas de parâmetros, os valores devem ser passados dentro dos parênteses separados por vírgula. Se faltar algum parâmetro a função não irá funcionar.

RETURN

Anteriormente conversamos sobre escopo e contexto. Dentro de uma função o resultado gerado não pode ser usado fora dela se não usarmos a declaração return. Com isso podemos usar o resultado de uma função em outras partes do código.

FUNÇÃO DENTRO DE FUNÇÃO 

Certo, escrevemos a nossa função com os parâmetros e estamos retornando o valor, mas ainda há outro cenário que podemos explorar.

Temos até aqui uma função para cada tipo de cálculo, mas eu não sei quando precisarei utilizar determinado cálculo.

Seria interessante que o tipo de cálculo fosse um parâmetro de uma função específica que recebe nos parâmetros os valores e o tipo de operação aritmética a ser utilizada. E dentro desta função, vamos chamá-la de Calculadora, fossem executadas as quatro funções aritméticas de acordo com a escolha do usuário. 

Para colocar a lógica em prática precisamos usar a condicional IF , dessa forma com base no parâmetro que define a operação escolhida pelo usuário é executada a função, se for passado algum outro valor a função retorna uma mensagem de erro.

Observe que o resultado da primeira operação apareceu no site, isso aconteceu porque eu usei o document.write, como vimos na seção anterior. Para os demais exemplos usei o console.log que apresenta o resultado no próprio console do navegador. Essa segunda opção é mais utilizada para testes e estudos.

Agora você começou a entender o que o Javascript pode fazer por você.


MAS E SOBRE A MÔNICA ?

Bom, essa explicação eu vou ficar devendo !


Compartilhar